sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Viaduto ou Ponte?

Que nome é o correto? Viaduto ou Ponte?
Eu deveria ter a obrigação de saber (e achava que sabia!), afinal somos nós, os engenheiros civis, os seus construtores.
Porém, nos últimos anos, a proliferação do nome "viaduto" para quase toda obra desse tipo me deixa dúvidas.
Quando a Prefeitura estava construindo o "Viaduto Talim" eu fiz várias fotos da montagem das enormes vigas e mandei para o Secretário de Obras, como cortesia.
A mais bonita é essa aí embaixo, da montagem das vigas maiores por dois enormes guindastes:

Nova Ponte sobre Ribeirão Vidoca



Na ocasião questionei sobre o nome :
Por que não "Ponte Talim", já que ela cruza por cima do Ribeirão Vidoca?
A resposta foi, digamos, um tanto inesperada.
A explicação do Secretário para a diferença entre Viaduto e Ponte é que podemos ver "por baixo" dos viadutos e não das pontes!
Não o repliquei para não estender mais o assunto, mas não concordei.
Sua explicação cairia por terra fácilmente.
Basta imaginar as pontes que cruzam as marginais do Rio Tiête, em S. Paulo.
Quem passa por baixo delas, pelas marginais do rio, consegue vê-las muito bem "por baixo" e, no entanto, continuam sendo "pontes" sobre o Rio Tiête e não "viadutos"!
A nossa "Talim" segue o mesmo princípio - se consegue vê-la "por baixo" quem circula pelas marginais (Av. Mário Covas) - mas ela continua sendo uma ponte sobre o Ribeirão Vidoca.
Enfim, ponte ou viaduto, ela está aí e eu passo por cima dela quase todo dia.
Uma pena é que não consigo utilizá-la quando volto do centro da cidade porque o trajeto fica muito mais extenso do que faço normalmente.

Sempre que passo por ali penso em desenhar o local, e agora tive oportunidade .
Feito no sketchbook Opus da Tilibra, com extratodenogueira/liquibrilho e aquarela kuretake.




2 comentários:

Karina Kuschnir disse...

Adorei! Acho super dificil fazer essas paisagens

Murilo S Romeiro disse...

Muito obrigado, Karina!
Suas palavras sempres serão incentivo para mim.
Estou pegando o jeito e gostando.
:)