quarta-feira, 21 de maio de 2014

Casarão Paraibuna

A Praça da Matriz de Paraibuna é , quase toda, rodeada por antigos casarões de belas fachadas.
O casarão que apresento hoje  chama a atenção do visitante pela  harmonia das linhas da fachada, do desenho dos janelões e da varanda lateral com suas colunas redondas , bem proporcionadas.
De acordo com o historiador, Célio Abreu Freire, herdeiro e residente do casarão, há mais de cem anos o casarão continua com a mesma família.
Na manhã do domingo, enquanto desenhava, acontecia a missa dominical na Matriz e também uma exposição de arte local ao redor do coreto, promovida pela Fundação Cultural, com a presença dos artistas e espaço de criação para as crianças.
Antes de aquarelar o desenho, fui   visitar a exposição, me apresentar aos artistas, trocar idéias e conhecimentos.
Fui otimamente bem recebido por todos, principalmente pelo Ricardo Cabral , que estava expondo e fazendo um retrato a grafite.
Quando a missa terminou e o povo saiu para a praça, eu estava aquarelando o desenho e fiquei rodeado por muitos curiosos que comentavam, elogiavam, admiravam e faziam muitas perguntas sobre o desenho.
Dentre todos, o destaque foi para o garoto Wallace, grande interessado em desenho, que, junto com um amigo, ficaram assistindo eu terminar o trabalho, com muito questionamento sobre técnica, materiais, motivos, etc.
Ao final  fiz questão de pedir sua ajuda para a foto e o incentivei a seguir em frente com seus desenhos.
Para o desenho usei papel Filipaper Diplomata 120g/m2 , tinta caseira e aquarela Kuretake.





Fotos feitas no dia:




Fotos © 2014 Murilo Sergio Romeiro

Nenhum comentário: