sexta-feira, 18 de julho de 2014

Casa Cor de Rosa em Matozinhos - São João del Rei - MG

Hoje vou publicar um antigo desenho de uma casa , feito há exatamente um ano, em 18/7/2013, no meu sketchbook Tilibra , e que estava esperando para ser aquarelado.
Esperou tanto que, inacreditavelmente pelo dias que vivemos hoje, a realidade se tornou "cor-de-rosa" !
Então decidi que meu desenho ficaria bem melhor como estava e que se auto-pinte à medida que a realidade também mude.
É uma casa simples, mas com uma fachada muito bonita e harmoniosa de 1928, situada na Rua Gen. Aristides Prado no Bairro de Matozinhos, em S.João del Rei, MG.
A rua era caminho para a chácara onde estava hospedado e a fachada me chamava a atenção quando passava por lá. Uma manhã, estacionei o carro e sentei-me na pracinha em frente para desenhá-la.
Estava um pouco deteriorada pelo tempo, pixada e com aspecto de casa fechada esperando pela demolição.


Foto © 2013 Murilo Sergio Romeiro


O quarteirão quase todo já descaracterizado, com construções "caixotes" de prédios comerciais e depósitos, não deixava muita dúvida, para mim, sobre o futuro triste daquela "casinha" e sua bela fachada.
Uma foto do Google Street View mostra bem o que eu pensava e acreditava até hoje.


Foto editada do Google Street View

Por que até hoje?!
Porque tive uma grande e feliz surpresa!
Uma foto desta mesma casa feita hoje cedo pelo amigo e historiador sanjoanense José Antônio de Ávila, revela uma fachada novinha, toda reformada e, pintada de cor-de-rosa!


Foto © 2014 José Antônio de Ávila, gentilmente cedida para publicação.


Que, de hoje em diante, esta atitude sirva de exemplo para os proprietários destes patrimônios arquitetônicos espalhados por nossas cidades e que embelezam e caracterizam as diferentes regiões do país, com seus costumes e tipicidades.
Como desejam os que  prezam pelas tradições e histórias do nosso povo, que o futuro dessas casas  seja sempre "cor-de-rosa" !!

O meu desenho foi feito, em 18/7/2013,  com um esboço a lápis e depois acabado com Canetinha Micron 05 sobre Sketchbook Opus da Tilibra.












3 comentários:

José Antônio de Ávila disse...

A atitude da tradicional Família Agostini é um exemplo preservacionista a ser seguido! Bela casa, assim como é belo o desenho de Murilo Romeiro.

José Antônio de Ávila disse...

Através de Maria Agostini, tive a informação de que o irmão dela, Miguel Agostini, recentemente falecido, fez questão de proceder a uma caprichosa restauração na casa. A cor rosa foi encontrada quando se raspou as várias camadas de pinturas, encontrando esta por baixo de todas, pelo que se presume que era a cor original do imóvel.

Murilo S Romeiro disse...

Muito obrigado, José Antônio, pelos comentários sobre os detalhes da casa, os cuidados de seus proprietários na preservação da aparência original e, também, pela fotografia da atual fachada.