terça-feira, 21 de outubro de 2014

Ladrilho Hidráulico

Ladrilho hidráulico ou piso hidráulico (às vezes impropriamente chamado azulejo hidráulico), é um tipo de revestimento artesanal feito à base de cimento, usado em pisos e paredes, que teve seu apogeu entre o fim do século XIX e meados do século XX.
Foi apresentado como alternativa ao mármore ou como uma "cerâmica" que não necessitava de cozimento. A partir dos anos 1960, o surgimento de outros materiais substituiu progressivamente os pisos hidráulicos por elementos menos elaborados e mais rentáveis.
Os ladrilhos hidráulicos têm sua origem no final do último século no sul da Europa. Rapidamente se espalharam pelos países mediterrâneos e tornaram-se populares também na Inglaterra vitoriana e na Rússia por sua resistência e por suas qualidades decorativas.
Os desenhos dos ladrilhos hidráulicos representavam formas geométricas, flores ou folhas. Os mais delicados utilizavam um motivo que se repetia e se propagava pelas peças. Geralmente, os decoradores compunham seus desenhos simulando um tapete que recobria a totalidade de uma sala, o que requeria que as peças de ladrilho se adaptassem perfeitamente às dimensões do piso, sem que fosse preciso cortá-las. Também era habitual que um motivo fosse gerado pela combinação dois, quatro ou seis ladrilhos diferentes, o que complicava consideravelmente a produção e a instalação.
Até hoje continuam sendo produzidos um a um, e a maneira com que são feitos continua a mesma há mais de um século.
(Fonte: Wikipédia)

O desenho do cartão postal  representa o ladrilho do piso da Capela Sagrado Coração do Parque Vicentina Aranha, com algumas variações nas cores do geométrico.




.

2 comentários:

Karina Kuschnir disse...

Adorei Murilo. Sou apaixonada pelos ladrilhos hidráulicos, tanto que um deles do piso do ifcs virou símbolo do lau e agora na minha reforma coloquei na cozinha uma imitação! Bj

Murilo S Romeiro disse...

Também gosto. Tem gosto de infância!