sábado, 11 de janeiro de 2014

08 de Janeiro - Paraty

Paraty - quase tres dias debaixo de um calor intenso que não dava tréguas nem à noite, mas compensado pelo encanto e beleza da arquitetura da cidade.
A imensa vontade de parar para apreciar e desenhar cada esquina, as igrejinhas, as fachadas com suas janelas peculiares, as ruas de pedra não me abandonou um instante.
Aproveitei as oportunidades e alguma sombra onde pude sentar e rabiscar alguma coisa.
Queria agradecer a gentileza do amigo Phelipe Paraense que permitiu usufruirmos um pouco do seu "cantinho" e nos proporcionou uma estadia agradável no período que lá estivemos.
O primeiro desenho fiz da famosa Igreja de Santa Rita de Cássia. Escolhi o único ponto de sombra (embaixo de uma árvore) que, infelizmente, não era o meu favorito, mas o sol forte não deixou opção. Alguns borrões por conta do suor e posição desajeitada para usar a pena e a aquarela.


Do livro " Caderno de Viagem -Paraty " de Pablo de La Riestra , um pouco da história da igreja:

"O mais antigo entre os templos da cidade que permanecem em pé, a Igreja de Santa Rita foi erigida por mulatos em 1722. Abre-se para o largo de mesmo nome, que fica de frente para o mar, compondo, juntamente com os barcos do cais do porto, o panorama mais famoso de Paraty.
Era originalmente consagrada ao "Menino Deus, a Santa Rita e a Santa Quitéria".
Sua única torre fica à esquerda da fachada, que é arrematada por um frontão ondulado, dotado de um óculo lobulado no centro.
Também onduladas são as vergas das janelas. Dentro da igreja, funciona o Museu de Arte Sacra de Paraty. E, ao lado, encontra-se o cemitério da irmandade, com um pequeno adro e um jardim."

A igreja vista de outro angulo :

Nenhum comentário: