Há muito tento parar para desenhar a igreja matriz da cidade - consagrada a S. José - e hoje, reunindo o feriado e a data comemorativa fui, à tarde, realizar esse desejo.
Escolhi o ponto de taxi porque a visão da igreja era boa , tinha cobertura em caso de chuva e também teria maior segurança para ficar à vontade com meus pertences.
Fui acolhido pelos taxistas com muita simpatia e curiosidade sobre minha atividade de desenhador urbano.
Para minha surpresa fiquei sabendo que o sonho de um deles é poder trocar o taxi por um cavalo e também aprender a atirar com arco e flecha. Para isso até já comprou o equipamento! Quem se habilita nessa garupa?!
Agradeço a todos : Jacqueline, Lucas, Antonio e Otacílio pelo bate-papo e auxílio que fizeram o tempo passar voando.
Pesquisando sobre o prédio, soube que esta é a terceira igreja construída para ser a matriz da cidade.
A primeira, de 1643 , em taipa de pilão, desabou depois de um temporal em 1831. O que restou da igreja foi parcialmente reconstruído e ampliado e , quase cem anos depois, em 1930 decidiu-se por uma nova igreja, maior e melhor estruturada - a atual - que foi concluída em 1934.
Utilizei o papel off-set reciclado, tinta extrato de nogueira e aquarela Kuretake.
Ficaram algumas imperfeições de perspectiva e alinhamentos devido aos inúmeros detalhes da fachada que foram mal esboçados; mas, mesmo assim, gostei do resultado.
As fotos de registro do local ( antes de depois da aquarela ) feitas com ajuda e boa vontade do Sr. Antonio, um dos taxistas.
Fotos © 2014 Murilo Sergio Romeiro
2 comentários:
é inacreditável.. lindo!
Muito obrigado, Daiane, pela visita e comentário.
Postar um comentário