domingo, 28 de setembro de 2014

Ochna serrulata

Hoje foi o meu primeiro dia de Feira de Artesanato no Parque Vicentina Aranha.
A proposta do amigo Giancarlo foi aprovada e, juntamente com a Pitiu, vamos expor nossas "artes" nas manhãs de domingo até fevereiro de 2015.
Para um primeiro dia totalmente improvisado (estaremos preparados apenas para o próximo domingo ) em que decidi,  de última hora, ir sozinho, até que o resultado foi bom.
Consegui alguns contatos para trabalhos futuros,  conheci muita gente interessante e ainda vendi alguns cartões postais.
Aproveitei bem a manhã.
A pretensão de desenhar, como faço sempre que vou ao Parque, desta vez não foi possível graças à atenção que tive que dispensar às pessoas que chegavam curiosas e interessadas nos inúmeros desenhos que levei para a feira.
Antes de ir embora, as amigas Marli e Karen me deixaram curioso sobre um arbusto totalmente florido que elas admiravam e queriam saber se as frutinhas eram comestíveis.
Aproveitei a ocasião para fazer algumas fotos do arbusto, de suas flores e, também, da plaquinha de identificação fincada ao seu pé.
Cortei um galhinho florido para desenhar à tarde, em casa.
O desenho ficou assim:





Usei papel Opaline 180g da Spiral, canetinha Cretacolor Studioliner Artistik 0,3 mm ( brinde do USk Paraty 2014) e aquarelado Kuretake.




Tal qual a Karen, ainda estava curioso sobre o arbusto e querendo saber se as frutinhas eram comestíveis.
De posse do nome informado na plaquinha, Malpighia coccigera, fui pesquisar no Google e encontrei outro arbusto bem diferente do informado.
As folhas não eram iguais no formato e no serrilhado.
As flores eram, também, diferentes, sem as bolinhas verdes.
Então parti para uma outra pesquisa na tentativa de encontar o verdadeiro nome do arbusto e, para minha satisfação, achei em pouco tempo.
Trata-se de um arbusto de origem africana ( África do sul ).
Curiosamente, em inglês , tem o apelido de " Mickey Mouse Bush" porque,  quando maduras, as bolinhas ficam pretas e a flor fica parecida com a carinha do rato da Disney. (??!!)
Agora só resta saber como os botânicos encarregados do  registro e conservação do Parque vão explicar a plaquinha...

Fotos feitas no local:








Fotos © 2014 Murilo Sergio Romeiro







Nenhum comentário: