Fomos até o Recanto Sta. Bárbara, em Jambeiro, às margens da "Nova Tamoios" - nome que o governo paulista deu à duplicação parcial da pista da Rod. dos Tamoios , entre S.J.Campos e Paraibuna ( o trecho da Serra do Mar, até Caraguatatuba, ainda não está duplicado).
Primeira vez que uso a "nova" estrada.
Minha decepção começou quando li as placas de velocidades máximas permitidas ao longo da estrada.
Até fotografei uma delas para não restar dúvidas:
80 km /hora no máximo para veículos leves e, pasmem! 60 km/hora para "Veículos PESADO" - fora o erro grosseiro de concordância nomimal ( não sei se todas as placas estão assim pois só percebi quando abri a foto em casa) - não dá para entender como uma rodovia "récem-inaugurada" , em pleno século XXI, querer que os motoristas de caminhões a utilizem em velocidade de via urbana !!
Nem precisa dizer que fui ultrapassado por TODOS os veículos enquanto estava a 80 km/h.
O mais exdrúxulo é que no trecho antigo, na saída de S.J.Campos até a Rod. Carvalho Pinto, a velocidade máxima é de 100 km/h.
E ainda resta muito a concluir - taludes sem proteção vegetal ( grama) que com a chuva de hoje enlameou parte da estrada comprometendo segurança. Piso asfáltico irregular e com trechos sem escoamento adequado de água - muitas poças e água acumulada no asfalto ao longo do caminho que fiz ( aprox 22 km)
Muita sujeira acumulada ao longo dos guardrails centrais - indica falta de um mínimo de manutenção.
Faço estes comentários porque, como engenheiro civil, estou envergonhado do legado deixado pelas empreiteiras e governo na mais nova estrada feita no Est. de S. Paulo.
Logo que chegamos ao Recanto vi uma carroça antiga que me encantou como motivo para o desenho, mas, infelizmente, a chuva chegou forte e tive que bater em retirada com o desenho apenas começado.
Restou então desenhar outros ângulos do local, a partir das coberturas do restaurante e lanchonete.
A tarde rendeu dois desenhos com uma pausa para um saboroso chocolate quente em pleno verão!
Usei papel off-set , caneta Pigma Micron 08 da Sakura e aquarela Kuretake
.
Os registros dos desenhos feitos no local:
Nenhum comentário:
Postar um comentário