sexta-feira, 18 de abril de 2014

Paróquia Espírito Santo - J. Satélite

Há muito eu queria desenhar esta igreja, não que seja um primor de obra arquitetônica, pelo contrário.
Na minha opinião ela tem muitos adornos desnecessários nas paredes externas, uma tôrre que mais parece uma ferramenta  gigante e sua fachada é "espremida" nas esquinas de duas avenidas, a Andrômeda e a Cassiopéia, onde tem muita poluição visual  não permitindo que se tenha uma distância razoável para quem quer apreciar a vista.
Apesar de tudo e por isso tudo, desenhá-la se tornou um desafio.
Hoje, em plena Sexta-feira da Paixão, fui lá procurar um ângulo para o desenho. Depois de muito analisar das calçadas  das avenidas e , como já imaginava, não encontrar um local adequado, resolvi entrar na área da própria igreja e me postar bem defronte e abaixo da tôrre. Assim eliminaria toda a poluição visual do seu redor e teria só a imagem da entrada principal e tôrre.
Acho que a "ginástica" que fui obrigado a fazer , dobrando o pesçoco, levantando a cabeça, para observar e , em seguida, abaixar para ver o papel me deixou com tontura e mal estar. Com isso acelerei o processo de desenho, risquei sem muito cuidado ( alguns borrões de tinta provam isso) e conclui rapidamente.
Aquarelei em outro local, próximo a um bebedouro onde pude me reanimar com água gelada e depois voltei para  a foto do local.
O resultado, com a tôrre inclinada para caber dentro da área do papel.
Usei tinta nankin e aquarela Kuretake sobre o papel off-set reutilizado.




A foto do local.


Fotos © 2014 Murilo Sergio Romeiro

Nenhum comentário: